quinta-feira , 24 abril 2014
Capa » Negócios » Tenho que pagar impostos de uma empresa que está sem atividade há um ano?

Tenho que pagar impostos de uma empresa que está sem atividade há um ano?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Ontem recebi uma dúvida interessante de um leitor do blog que deve ser a de muitos que passam por aqui:

“Tenho uma empresa, mas ela não tem atividade há um ano, apesar de não ter sido dada como inativa por mim e meu sócio por diversos motivos. Ou seja, ela está ativa, apesar de não ter tido atividade. Ainda assim, tenho que pagar impostos?”

A dúvida foi respondida por uma empresa parceira deste site que trabalha com consultoria contábil:

Em geral, uma empresa deve impostos somente quando apresenta faturamento ou lucro. Apenas em determinadas situações o imposto é fixo e devido mensalmente independente do faturamento. Empresas uniprofissionais, por exemplo, pagam ISS mesmo quando não emitem notas.

Quando você afirma que a sua empresa está sem atividade, mas não a deram como inativa, suponho que a empresa exista de fato e direito, mas não esteja operando. A caracterização de inatividade sugere estagnação de todas as operações econômicas e financeiras da empresa em um determinado exercício e apenas com o envio da DSPJ a receita se torna ciente de seu não funcionamento.

Estando sua empresa caracterizada como inativa, distante das situações possíveis citadas acima, não há qualquer razão para se preocupar com impostos. Entretanto, existem obrigações acessórias que deverão ser cumpridas em seus devidos prazos, afim de evitar multas e muita dor de cabeça, seja para encerrar a empresa ou voltar a operar. Uma delas, por certo, é a Declaração de Imposto de Renda para pessoas jurídicas (no seu caso, inativa) cujo prazo para o exercício de 2009 é até 31/03/2010.

Colaboração:
Roberto Sidney
[email protected]
ARKHAM contabilidade ME
(21) 3355-3003 / (21) 8108-1459 / (21) 8109-5596

Se você tiver alguma dúvida em relação ao seu negócio, entre em contato que terei prazer de respondê-la e publicá-la aqui no blog.

Aprenda a abrir uma empresa do zero
Aprenda a criar e rentabilizar um negócio do zero com a metodologia que nós desenvolvemos.

→ Clique aqui para conhecer

Sobre Marcos Rezende

Marcos Rezende, é empreendedor, fundador do Insistimento e orientador de carreira para empreendedores. Inscreva-se para a próxima turma do seu treinamento Negócio do Zero (clique aqui).
  • Sergio Oliveira

    Empresa Inativa tem que pagar contriibuição sindical?

  • http://nenhum Erondina Sampaio Mor

    Tenho uma firma inativa no meu nome de casada ha mais de 10 anos e nunca paguei o INSS dela (não que eu saiba… antes disso ela estava com meu ex-marido que a mantinha em atividade e tbem não sei se pagou meu INSS).Hoje 11 anos depois preciso saber se tenho necessidade de pagar o INSS pq completei 60 anos e gostaria de entrar com pedido de aposentadoria por idade ao INSS…como sanar essas dúvidas? Tem como vc saber se foi pago ou não meu INSS Anteriormente?

    O nome da empresa é Erondina Maria Moreira Toledo-ME…

    Desde já agradeço a atenção…

    Abraço da Erondina

  • Sonia

    Boa tarde, em agosto de 2011 estava trabalhando como representante comercial e fui obrigada a abrir uma empresa de representação, em seguida fui desligada da empresa,

  • Ailson

    Bom dia!

    Gostaria de saber como e que eu faço para inativar uma empresa?

    tem como fazer pela internet?

    E se eu posso usa-la em outro ramo de atividade?

    por ex:Motopeças / contrução civil

    fico no aguardo pelas respostas,

    e desde já agradeço a todos pelas respostas.

  • eduardo gomes de ara

    eu tinha uma empresa de venda de moveis que fechei extra oficialmente e que foi dada

    como baixada por inaptidao lei 11.941/2009 em 31/12/2008 porem de 1982 a 1986 paguei por carne inss 2 anos. poderei contar esse tempo para aposentadoria ?

  • Marlene

    Tenho uma oficina que esta fechada desde 1999 e nunca mais declarei nada, nem sabia que precisava, agora preciso que esteja inativa, o que devo fazer ?

  • Adriana Gonça

    Meu marido foi convidado por um amigo a vir trabalhar com ele na construção civil no interior de sp mas, pra trabalhar nesta construtora grande eles teriam que abrir firma.O tal amigo dele n teve paciência de esperar nos mudarmos e abriu firma junto com a mulher.Meu marido pra trabalhar nesta construtora teve que ser registrado pela empresa recém aberta desse amigo mas, está atuando como um sócio pagando todos os gastos q tem uma empresa só que, a dúvida dele é que tem um talão de notas que por mês é descontado ISS, mas tb tem um outro imposto que não sabemos nem o nome que tb é descontado neste talão de notas que é de 11% em cima do valor total que eles ganham no mês.E o meu marido não entendeu muito bem isso , ele acha que o amigo está querendo passar a perna nele.Existe este outro imposto de 11% ?Essa construtora pode descontar esse valor em cima de td o q eles ganham?

    • http://about.me/insistimento Marcos Rezende

      Adriana Gonçalves Paulino » Neste caso, consulte um contador. Não posso dar opinião no assunto por não ser da minha área, mais recomendo procurarem um contador para, pelo menos, tirar essa dúvida.

  • Fabio

    Boa TARDE..TIVE UM RESTAURANTE DE 2001 A 2003 E FOI FECHADO , ACABOU SIMPLESMENTE E ESTA INATIVO ATÉ ENTÃO , NADA FOI FEITO , NADA PAGO , NEM SEI SE DEVERIA ???SÓ FECHOU , COMO FAÇO PRA SABER A SITUAÇÃO ATUAL …COMO ESTA?? AGURADO E AGRADEÇO. ABS

  • josuel

    abri uma firma numca fucionou trabalhava com carteira assinada em uma usina agora estou desenpregado tenho direito ao seguro-desenprego

  • clailda

    meu marido colocou um barzinho em meu nome em 1985 em 1988 pedimos ao contador para que desse baixa no comércio e ele nos entregou os documentos dizendo que havia dado baixa, perdemos os documentos numa enchente, agora fui ao inss pegar meu tempo de recolhimento pois agora sou funcionária publica e queria me aposentar, porém eles dizeram que a firma está ativa e que devo ao mesmo, o quê fazer?????

  • clailda

    não entendi

  • Ecila Rodrigues

    Olá boa noite, preciso esclarecer uma grande dúvida, preciso declarar impostos de duas firmas desativadas a mais de 20 anos? Meu marido declara todo ano e paga, mas, não consegue a baixa.Disseram na receita que dariam baixa e nada foi feito e ele insiste em pagar imposto todo ano, de uma coisa que não existe mais. Depois de um certo tempo automaticamente elas não são extintas. Meu marido tem medo que cancelem o CPF, o que devemos fazer? [email protected]

    • insistimento

      Ecila, procure a orientação de um contador que provavelmente em pouco tempo resolverá o problema para você. Esses 20 anos pagando impostos de empresa inativa já está na hora de acabar.

  • Helena Avila

    Bom dia! Meu nome é Helena Avila e eu gostaria de saber qual a diferença entre microempresa e empresa uniprofissional no que diz respeito ao IR.Obrigada, fico no aguardo.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×