Essa semana eu recebi um e-mail da leitora Maria, do site Renda Extra Real, que perguntou se o verdadeiro líder já nasce com talentos e competências específicas. Bem, segundo o que o meu mentor, Suryavan Solar, diz e eu acredito, líder é aquele que assume total responsabilidade pela sua própria vida. O que quer dizer que para ser líder é preciso, primeiro, assumir responsabilidade pelos talentos que tem, desenvolvê-los criando competências e aplicá-los na sua própria vida na busca pelo crescimento pessoal e profissional.

Imagem por somebody_’s photostream
TALENTO X COMPETÊNCIA
Existe uma definição no mercado que, infelizmente, confunde o que é talento com o que é competência. Talento é aquilo que fazemos com facilidade e naturalidade, sem qualquer esforço. Já competência é algo que desenvolvemos ao longo da nossa vida, que aprendemos e que temos experiência. Eu, por exemplo, tenho o Talento de Realização Pessoal e Profissional (TRPP) principal de ENTUSIASTA e logo abaixo, como Talento Temático (TT) a MOTIVAÇÃO E OTIMISMO que possui o talento específico da COMUNICAÇÃO ESCRITA. Comunicar-me por escrito é um talento específico que tenho desde que nasci e que faço com naturalidade, sem esforço e com muito prazer. Porém, quanto mais eu desenvolver competências para aprimorar este talento, melhor será a sua manifestação. Por isso sempre estou lendo livros de redação e possuo uma consultora especializada no assunto que me acessora em meus textos.
LIDERANÇA PESSOAL DOS SEUS PRÓPRIOS TALENTOS
O que exemplifiquei acima mostra que eu sou líder dos meus talentos. Sei quem eu sou e que ferramentas inatas minhas posso usar para atingir os meus objetivos pessoais e profissionais. Mantenho-me atento a elas e as utilizo todo momento que preciso. Agora não dou mais desculpa quando não consigo algo, pois quando não atinjo uma meta significa que não planejei bem a melhor forma de utilizar as minhas ferramentas, os meus talentos. Líder não é somente aquele que lidera multidões e sim aquele que, principalmente, atua em liberdade na busca incessante pelos seus objetivos pessoais e profissionais. Seja liderar o ato de escrever ou liderar um país em guerra.
LÍDER DECIDIDO
Abaixo eu coloco um trecho de uma poesia sobre liderança do meu mentor Suryavan Solar que tem me ensinado muito com seus livros, principalmente o último que estou lendo que se chama Manual dos Triunfadores.
“Um líder é capaz de entregar a sua vida em troca de nada porque respira uma causa nobre. E é por esse amor a um grande projeto, ao mundo e às pessoas, que um líder acorda a cada manhã com uma visão apaixonada. Com esse amor em seu coração, nasce em seu interior uma força, um poder de chamado que lhe era desconhecido. Um magnetismo invisível e a audácia e a criatividade para procurar, encontrar, atrair, organizar e dirigir equipes poderosas.”
O que difere um líder das pessoas cegas às seus próprios talentos é o seu poder de decisão, pois quando não praticamos a decisão em nossas vidas, vivemos doentes e fracassados, cambaleando de relacionamento em relacionamento, de emprego em emprego, de projeto em projeto, sem nada decidir e convivendo com a angústia de que tudo que fazemos não tem objetivo e não serve para nada. Quem não é líder tem como objetivos torcer para que a economia dê uma guinada, torcer para que o seu time chegue na final do campeonato, torcer para que o seu filho passe no vestibular, mas não tem a coragem de tomar decisões na sua própria vida em busca da sua felicidade individual.
VOCÊ QUER LIDERAR EQUIPES? COMECE LIDERANDO A SI MESMO!
Se você é uma pessoa que pretende montar uma empresa, liderar equipes de cinco, dez, cinquenta pessoas, comece por liderar a si mesmo. Defina hoje quais são as dificuldades que estão colaborando para a sua infelicidade. Um líder toma decisões no papel, portanto, escreva hoje que dificuldades são essas e tome as decisões necessárias para você ser feliz sem desculpas e sem miséria. Qualquer coisa que você disser será uma desculpa: filhos, trabalho, faculdade, dinheiro, tempo, etc. Tudo desculpa de fracassado.
Ontem li um texto que dizia mais ou menos assim:
“Pai, pedi oportunidades e o Senhor me deu problemas para solucionar. Pai, pedi abundância e prosperidade e o Senhor me deu cérebro e braços para trabalhar. Pai, pedi amor e o Senhor me enviou pessoas com dúvidas para amar. Pai, no final das contas, não recebi nada do que pedi, mas recebi tudo o que precisava.”
Não sei o autor do texto acima e o vi em um consultório médico. Para bom entendedor, meia palavra basta.